Final Fantasy Tactics: Guia de profissões (Jobs)

Final Fantasy Tactics: Guia de profissões (Jobs)

Olá, aventureiros e amantes deste clássico game do saudosista PlayStation 1! Final Fantasy Tactics não é apenas um dos meus jogos favoritos, mas também uma verdadeira obra-prima do gênero RPG tático, conhecida por sua história rica e personagens cativantes. Para ajudar tanto novatos quanto veteranos a navegar pelo complexo sistema de profissões do jogo, preparamos um guia detalhado. Aqui, você encontrará os requisitos para desbloquear cada job, explorará as habilidades principais de cada um e receberá dicas valiosas para otimizar suas estratégias. Prepare-se para mergulhar mais uma vez neste mundo fascinante, e que sua jornada seja tão emocionante quanto recompensadora. Boa diversão!

Jobs Comuns em Final Fantasy Tactics

Em Final Fantasy Tactics, os Jobs Comuns constituem a espinha dorsal das estratégias e do desenvolvimento de personagens. Cada profissão oferece habilidades únicas e características distintas que podem ser decisivas no campo de batalha. Enquanto algumas dessas profissões são extremamente úteis e se mantêm relevantes ao longo de todo o jogo, outras podem servir como degraus para opções mais avançadas. Abaixo, você encontrará uma lista detalhada com todos os Jobs Comuns, incluindo requisitos para desbloqueá-los, habilidades principais e uma breve avaliação de sua utilidade. Este guia irá ajudá-lo a entender melhor cada profissão para montar a equipe perfeita.

Squire

FFT Squire Job

A classe base para a maioria dos personagens, os Squires são os aprendizes no campo de batalha, oferecendo habilidades fundamentais que são cruciais no início do jogo.

Requisitos: Nenhum
Command Ability: Basic Skill
Reaction Ability: Counter Tackle
Support Ability: Equip Axe, Monster Skill, Defend, Gained JP Up
Move Ability: Move + 1
Avaliação: Boa no começo, com várias habilidades úteis como Accumulate, Counter Tackle e Gained JP Up, mas torna-se obsoleta com o surgimento de outras profissões.


Chemist

FFT Chemist Job

Especialistas em itens e curas, os Chemists são essenciais para manter a equipe viva e evoluem para manipular armas poderosas.

Requisitos: Nenhum
Command Ability: Item
Reaction Ability: Auto Potion
Support Ability: Throw Item, Maintenance, Equip Change
Move Ability: Move-Find Item
Avaliação: Extremamente útil durante todo o jogo, especialmente pela habilidade de usar Guns, aumentando sua relevância em batalhas.


Knight

FFT Knight Job

Cavaleiros blindados com habilidades focadas no combate direto e na defesa, ideais para proteger aliados mais fracos.

Requisitos: Squire Lv. 2
Command Ability: Battle Skill
Reaction Ability: Weapon Guard
Support Ability: Equip Armor, Equip Shield, Equip Sword
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Possui um bom ataque físico, mas habilidades limitadas. Importante principalmente como passagem para classes mais avançadas.


Archer

FFT Archer Job

Combatentes à distância, os Archers podem infligir dano antes que os inimigos se aproximem, proporcionando uma vantagem tática.

Requisitos: Squire Lv. 2
Command Ability: Charge
Reaction Ability: Speed Save
Support Ability: Arrow Guard, Equip Crossbow, Concentrate
Move Ability: Jump + 1
Avaliação: Eficiente a longas distâncias. No entanto, se torna dispensável com o advento das Guns usadas pelos Chemists.


Priest

FFT Priest Job

Mestres das magias brancas, os Priests oferecem cura e proteção, essenciais para a sobrevivência em batalhas prolongadas.

Requisitos: Chemist Lv. 2
Command Ability: White Magic
Reaction Ability: Regenerator
Support Ability: Magic Defend Up
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Vital como curandeiro, com habilidades de cura em grupo, embora os Chemists possam oferecer cura mais imediata.


Wizard

FFT Wizard Job

Feiticeiros poderosos com acesso à magia negra, os Wizards são capazes de causar dano devastador em área.

Requisitos: Chemist Lv. 2
Command Ability: Black Magic
Reaction Ability: Counter Magic
Support Ability: Magic Attack Up
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Excelente para dano em área com magias poderosas e habilidades complementares úteis.


Monk

FFT Monk Job

Guerreiros marciais que combinam alta capacidade ofensiva e defensiva sem a necessidade de armas.

Requisitos: Knight Lv. 2
Command Ability: Punch Art
Reaction Ability: HP Restore, Counter, Hamedo
Support Ability: Martial Arts
Move Ability: Move-HP Up
Avaliação: Uma das melhores profissões do jogo, os Monks têm um ataque impressionante apesar de não usarem armas e a maioria de suas habilidades são muito úteis, você deverá usá-los durante todo o jogo.


Oracle

FFT Oracle Job

Místicos que manipulam magias baseadas em Yin e Yang, os Oracles podem alterar os estados dos aliados e inimigos com efeitos variados.

Requisitos: Priest Lv. 2
Command Ability: Yin-Yang Magic
Reaction Ability: Absorb Used MP
Support Ability: Defense Up, Any Weather, Move-MP Up
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Oracles podem ser úteis em algumas ocasiões e têm algumas habilidades úteis, mas você não deverá usá-los muito.


Thief

FFT Thief Job

Ágeis e astutos, os Thieves são especialistas em roubar itens e habilidades dos adversários, oferecendo vantagens táticas únicas.

Requisitos: Archer Lv. 2
Command Ability: Steal
Reaction Ability: Caution, Gilgame Heart, Catch
Support Ability: Secret Hunt
Move Ability: Move + 2, Jump + 2
Avaliação: Os ladrões têm um ataque fraco pelo fato de usarem adagas, mas eles possuem algumas habilidades úteis, como Steal Heart, Secret Hunt e Move/Jump + 2, aprenda essas e esqueça o resto.


Time Mage

FFT Time Mage Job

Manipuladores do tempo, os Time Mages usam magias que podem alterar a ordem dos turnos e a velocidade dos personagens, afetando profundamente o fluxo das batalhas.

Requisitos: Wizard Lv. 2
Command Ability: Time Magic
Reaction Ability: Critical Quick, MP Switch
Support Ability: Short Charge
Move Ability: Teleport, Float
Avaliação: Time Mages são muito bons, suas magias são bastante úteis contra alguns inimigos e a Support Ability Short Charge também é muito útil para outras profissões.


Geomancer

FFT Geomancer Job

Conectados aos elementos da terra, os Geomancers usam o terreno ao seu redor para lançar poderosos feitiços elementais.

Requisitos: Monk Lv. 3
Command Ability: Elemental
Reaction Ability: Counter Flood
Support Ability: Attack Up
Move Ability: Any Ground, Move on Lava
Avaliação: Os Geomancers não têm nada de extraordinário, mas também não são ruins. Seu command ability Elemental é baseado no terreno onde pisam e tem um bom alcance, além de causar diversos status negativos. Outra habilidade útil é o Attack Up.


Mediator

FFT Mediator Job

Negociadores habilidosos, os Mediators podem convencer inimigos a se juntar à sua causa ou afetar o moral deles através de habilidades de diálogo.

Requisitos: Oracle Lv. 2
Command Ability: Talk Skill
Reaction Ability: Finger Guard
Support Ability: Equip Gun, Train, Monster Talk
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Essa é, na minha opinião, a mais inútil das chamadas profissões comuns, mediadores não têm absolutamente nada que preste além de ter um ataque e defesa horríveis. Use-os apenas para conseguir outras profissões.


Lancer

Final Fantasy Tactics Lancer Job

Lancers são mestres do ataque aéreo, utilizando suas lanças para atacar de grandes alturas e distâncias, tornando-se inalcançáveis enquanto preparam seu golpe.

Requisitos: Thief Lv. 3
Command Ability: Jump
Reaction Ability: Dragon Spirit
Support Ability: Equip Spear
Move Ability: Ignore Height
Avaliação: Esta é, na minha opinião, a melhor das chamadas profissões comuns. Os Lancers têm um ataque monstruoso e seu comando Jump os deixa invulneráveis por alguns turnos. Equipe neles a support ability Two Hands dos Samurais para criar uma máquina de matar quase perfeita.


Summoner

Final Fantasy Tactics Summoner Job

Summoners invocam criaturas mágicas poderosas de outras dimensões para ajudar em batalha, causando grandes danos ou fornecendo apoio crucial.

Requisitos: Time Mage Lv. 2
Command Ability: Summon Magic
Reaction Ability: MP Restore
Support Ability: Half of MP
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Esta é a segunda melhor profissão do jogo na minha opinião. As Summons podem ser realmente devastadoras e a habilidade Half MP é utilíssima. O único problema é a demora em executar as magias, mas isso pode ser resolvido com Short Charge dos Time Mages.


Dancer (só para mulheres)

Final Fantasy Tactics Dancer Job

Dancers usam suas danças para afetar o campo de batalha, diminuindo a eficácia dos inimigos ou fortalecendo os aliados com efeitos diversos.

Requisitos: Geomancer Lv. 4 e Lancer Lv. 4
Command Ability: Dance
Reaction Ability: Atk Save, Brave Up
Support Ability: Nenhum
Move Ability: Jump + 3, Fly
Avaliação: Com exceção da habilidade Jump + 3, as dançarinas são simplesmente inúteis. Seus command abilities raramente acertam o inimigo e elas são muito frágeis.


Bard (só para homens)

Final Fantasy Tactics Bard Job

Bards utilizam suas canções para inspirar e curar aliados ou debilitar inimigos, transformando o campo de batalha com o poder da música.

Requisitos: Mediator Lv. 4 e Summoner Lv. 4
Command Ability: Sing
Reaction Ability: Mag Atk Save, Faith Up
Support Ability: Nenhum
Move Ability: Move + 3, Fly
Avaliação: Bards são bem mais úteis que as Dancers, seu command ability tem mais chances de acertar, além de terem Move + 3.


Samurai

Final Fantasy Tactics Samurai Job

Samurais são guerreiros de elite que empunham katanas e usam técnicas de arte da espada para atacar e defender com grande eficácia.

Requisitos: Knight Lv. 3, Monk Lv. 4, e Lancer Lv. 2
Command Ability: Draw Out
Reaction Ability: Metabone Slash, Blade Grasp
Support Ability: Equip Knife, Two Hands
Move Ability: Walk on Water
Avaliação: Os Samurais têm um ótimo ataque, mas tirando Two Hands, todas as suas outras habilidades são inúteis. Aprenda essa e use-a em um Lancer.


Ninja

Final Fantasy Tactics Ninja Job

Ninjas são extremamente rápidos e letais, capazes de usar duas armas simultaneamente e atacar com uma velocidade impressionante.

Requisitos: Archer Lv. 3, Thief Lv. 2 e Geomancer Lv. 2
Command Ability: Throw
Reaction Ability: Sunken State, Abandon
Support Ability: Two Swords
Move Ability: Move in Water
Avaliação: Os ninjas estão em quarto lugar na lista das melhores profissões, o fato de usarem duas armas (dois ataques normais seguidos) faz deles extremamente mortais, e seu comando Throw é bem útil também. Como em Final Fantasy Tactics dinheiro não é problema, não venda suas armas, guarde-as para jogá-las com os Ninjas.


Calculator

Final Fantasy Tactics Calculator Job

Calculators usam a matemática como sua arma, lançando feitiços com base nos números associados a níveis, HP, MP, e outros, tornando-se uma das classes mais poderosas e complexas.

Requisitos: Priest Lv. 4, Wizard Lv. 4, Oracle Lv. 3 e Time Mage Lv. 3
Command Ability: Math Skill
Reaction Ability: Distribute, Damage Split
Support Ability: Gained Exp Up
Move Ability: Move-Get Exp, Move-Get JP
Avaliação: O Calculator é bom, mas os iniciantes podem se complicar um pouco para usá-lo, principalmente quem é ruim de matemática, mas depois que você pegar o jeito, ele poderá se tornar uma poderosa arma. Suas outras habilidades são muito úteis, seu único defeito é ter a pior defesa dentre as profissões.


Mime

FFT Mime Job

Mimes são artistas que imitam exatamente os movimentos de outros personagens, replicando qualquer ação executada por aliados sem custo de MP ou JP.

Requisitos: Squire Lv. 8, Chemist Lv. 8, Geomancer Lv. 4, Lancer Lv. 4, Mediator Lv. 4, e Summoner Lv. 4
Command Ability: Mimic
Reaction Ability: Nenhum
Support Ability: Nenhum
Move Ability: Nenhum
Avaliação: Lembra quando eu disse que o mediador era a profissão mais inútil, perdoem-me, pois eu me enganei, esta sim é a profissão mais inútil do jogo. O mímico apenas imita a última ação praticada por um aliado, isso até poderia ser útil, em qualquer outro jogo da série Final Fantasy, mas em Tactics isso é totalmente fora de propósito. Além disso, ele não tem nenhuma reaction, support ou move ability, não entendo porque demora tanto para conseguir.


Jobs Especiais em Final Fantasy Tactics

Os Jobs Especiais em Final Fantasy Tactics são atribuídos a personagens que têm uma participação ativa na história do jogo. A principal diferença desses Jobs em relação aos comuns é a presença de habilidades de comando únicas, enquanto as habilidades de reação, suporte e movimento são consistentes com aquelas dos Squires. Aqui está um detalhamento dessas classes especiais:

Squire

Personagens: Ramza, Delita (capítulo 1) e Algus
Command Ability: Guts
Avaliação: Inicialmente útil devido às habilidades adicionais. No entanto, torna-se obsoleto à medida que novos Jobs são desbloqueados.


Holy Knight

Personagens: Agrias e Delita (capítulo 2 e 4)
Command Ability: Holy Sword
Avaliação: Excelente para combate, com ataques poderosos que podem ser devastadores.


Dark Knight

Personagens: Gafgarion
Command Ability: Dark Sword
Avaliação: Potencialmente forte no início, mas limitado pelo curto tempo de uso no jogo.


Engineer

Personagens: Mustadio
Command Ability: Snipe
Avaliação: Extremamente útil em batalhas específicas; a habilidade de atacar a longa distância com Guns supera em muito os Archers.


Heaven Knight

Personagens: Rafa
Command Ability: Truth
Avaliação: Oferece dano razoável, mas a aleatoriedade de seus ataques reduz sua utilidade. Dispensável se precisar de espaço para personagens mais importantes.


Hell Knight

Personagens: Malak
Command Ability: Untruth
Avaliação: Semelhante ao Heaven Knight em termos de aleatoriedade e eficácia. Geralmente considerado não essencial.


Divine Knight

Personagens: Meliadoul
Command Ability: Mighty Sword
Avaliação: Útil por quebrar equipamentos do inimigo com cada ataque, mas sua relevância diminui com a chegada de Orlandu.


Holy Swordsman

Personagens: Orlandu
Command Ability: All Swordskill
Avaliação: Um dos personagens mais poderosos do jogo. Torna muitos desafios significativamente mais fáceis, o que pode reduzir a diversão para alguns jogadores.


Temple Knight

Personagens: Beowulf
Command Ability: Magic Sword
Avaliação: Habilidades úteis para diversas situações de batalha, embora não seja excepcionalmente destacado.


Dragoner

Personagens: Reis
Command Ability: Dragon
Avaliação: Surpreendentemente poderosa, com ataques de alto dano, apesar do alcance limitado.


Soldier

Personagens: Cloud
Command Ability: Limit
Avaliação: Iconicidade alta, mas chega tarde no jogo e requer tempo considerável para desenvolver efetivamente suas habilidades.


Worker 8

Command Ability: Work
Avaliação: Ataques muito poderosos com grande alcance. Limitado pela incapacidade de aprender outras habilidades ou mudar de Job.


Conclusão

Espero que este guia tenha ajudado a esclarecer as complexidades dos Jobs em Final Fantasy Tactics. Com o conhecimento adequado das habilidades e requisitos de cada profissão, você está agora melhor preparado para montar uma equipe que não apenas sobreviva, mas prospere nas variadas batalhas que o jogo oferece. Não hesite em experimentar diferentes combinações de Jobs para descobrir a sinergia perfeita que se adapte ao seu estilo de jogo. Lembre-se, cada batalha é uma oportunidade de aprimorar suas estratégias e levar sua equipe à vitória.

Mr. Koenma

Músico, blogueiro, administrador, especialista em BI, gamer e atleta de fim de semana. Não necessariamente nesta ordem.

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