Allejo: O lendário craque dos gramados virtuais

Allejo é um personagem muito famoso no mundo dos jogos eletrônicos de futebol. Foi criado pela produtora de jogos Konami na década de 1990 e seu nome é cultuado até hoje pelos fãs. O mito em torno do craque é tanto, que ele é considerado “O Maior Jogador que nunca existiu”.

Tudo teve início nos anos 90, mais especificamente no ano de 1994 quando a Konami lançou o International Superstar Soccer. Como o jogo não era licenciado pela FIFA, foram dados nomes fictícios aos jogadores, daí que surgiu o nosso eterno craque. Allejo jogava pela seleção brasileira vestindo a camisa de número 7, o que sugeria que o jogador havia sido inspirado em Bebeto. Allejo esteve presente também nas versões seguintes do jogo, em International Superstar Soccer Deluxe, de 1995 e no International Superstar Soccer 64, de 1997, neste ultimo o craque aparece com a camisa 9 e careca, nos levando a crer que o craque poderia ter sido inspirado em Ronaldo Fenômeno.

Allejo – International Superstar Soccer

Como Allejo tinha habilidades que nenhum outro jogador possuía, isto tornava a escolha da seleção brasileira óbvia na época, o que justifica tamanha fama do personagem. Com a evolução dos games e o início da era dos licenciamentos, o craque acabou se aposentando, no lugar dele, entraram jogadores reais, como Ronaldo, Romário e Zidane. No entanto, a memória do craque se manteve viva entre os fãs.

Em 2012, o nosso eterno craque ganhou um documentário fake, intitulado Allejo Eterno, no bem humorado vídeo aparecem takes de jogadores reais, como Pelé e Romário, e também o comentarista esportivo Neto, falando sobre o mito dos gramados virtuais.

O sucesso de Allejo é tanto que em 2013 a Konami resolver trazer o craque de volta, dessa vez no PES 2014, nesta versão ele tem 34 anos e vem com forte nível (88), tendo como principais características a velocidade (89), controle de bola (87) e finalização de qualidade (87). Na edição posterior do jogo, PES 2015, ele permaneceu na franquia. Desta vez, ele aparece com 35 anos.

Segundo a assessoria de imprensa da Konami, a inclusão de Allejo nada mais é que uma homenagem que a empresa resolveu prestar para o International Superstar Soccer, que foi precursor do Pro Evolution Soccer.

Gostou do tema e quer saber mais? Então confira o vídeo abaixo dos nossos parceiros do canal BaT Brothers.


Aproveite e se inscreva para ficar por dentro das novidades 😉

Mr. Koenma

28 anos, músico, blogueiro, atleta de fim de semana, administrador e gamer. Não necessariamente nessa ordem.